Korean War overview | The 20th century | World history | Khan Academy

Korean War overview | The 20th century | World history | Khan Academy

SUBTITLE'S INFO:

Language: Portuguese

Type: Human

Number of phrases: 433

Number of words: 3038

Number of symbols: 15052

DOWNLOAD SUBTITLES:

DOWNLOAD AUDIO AND VIDEO:

SUBTITLES:

Subtitles prepared by human
00:00
Antes mesmo de irmos verdadeiramente ao conflito da Guerra das Coréias, vamos tentar obter algum senso do ambiente histórico que cercou a Guerra das Coréias. Então se você retornar até no final dos 1800s e no início dos 1900s... a penísula Coreana, e agora estamos considerando tanto as Coréias do Sul e do Norte, elas estiveram sob a ocupação militar do Japão. Então, em 1910, a penísula Coreana esteve formalmente anexada ao império Japonês. Então, o Japão foi essencialmente esta potência imperialista colonial aqui. E eles subjugaram a penísula Coreana por muitas décadas até o fim da Segunda Guerra Mundial. E provavelmente seria importante dizer aqui... e para isso talvez seja necessário fazer muitos vídeos aqui... de que a ocupação Japonesa não foi uma ocupação aprazível para o povo Coreano. Eles subjugaram os Coreanos de muitas maneiras: trabalho forçado; prostituição forçada; eles tentaram mesmo erradicar a língua Coreana e a cultura Coreana. Então isso não foi de maneira alguma uma ocupação aprazível.
01:01
Eles não foram imperialistas aprazíveis. Mas vamos passar para o ano 1945, nós sabemos que o Japão perdeu a Segunda Guerra Mundial. E os maiores vitoriosos do lado dos Aliados... e que estiveram ativos nesta parte do mundo... foramo os Estados Unidos da América (EUA) e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). E então, estamos em 1945, você tem os Soviéticos vindos de cima [do Norte]. Isso são os Soviéticos, vindos do Norte. E eventualmente você tem os Americanos vindos do Sul. Eles ocuparam primeiro o Japão. Então isso são os EUA. E eles em essência, você se lembra, neste momento... Devemos nos lembrar que isso foi como que o começo da Guerra Fria... Neste momento na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética eram aliados. E então, os Estados Unidos tipo falaram para a União Soviética: "Ei, porquê nós não simplesmente paramos no paralelo 38? E os Estados Unidos não pensavam mesmo que os Soviéticos iriam parar ali. Mas eles pararam. E do ponto de vista dos Soviéticos... Eles acreditavam que eles deveriam parar ali... Mesmo porquê os Estados Unidos não chegaram lá ao mesmo tempo [NT: o mesmo aconteceu na ocupação da Alemanha]. Então, não havia ninguém para os parar se eles continuassem para o Sul.
02:02
Mas acredita-se que os Soviéticos queriam que fosse respeitado seu lado do acordo então eles poderia ter... Então eles queria ser tidos como um parceiro confiável nas negociações na Europa. E talvez eles quisessem obter mais vantagens na Europa, o que talvez importasse mais para os Soviéticos. Então o que aconteceu depois da Segunda Guerra Mundial, o Norte... O que em essência é hoje a Coréia do Norte, se tornou um território sob a influência Soviética. Tudo sob o paralelo 38 se tornou sob a influência dos Americanos. Os Soviéticos, em suma, puseram este cavalheiro bem aqui para liderar a Coréia do Norte, Kim II Sung, ou a parte da Coréia que estava ao norte do paralelo 38. Neste momento, isso deve ser visto apenas como o momento no qual os Soviéticos e os Americanos iriam se encontrar em algum lugar, no qual ambos teriam que parar. Isso não significa que isso foi verdadeiramente uma repartição do país. (Mas veremos, que de fato isso se tornou uma repartição do país.) Mas os Soviéticos nomearam Kim II Sung. Ele se tornou, em essência, um ditador comunista, no Norte, e este é o pai do atual líder da Coréia do Norte [NT: agora o avô]. Este é o pai de Kim Jong II. Então ele foi empossado no Norte.
03:04
E no Sul, se avançarmos um pouco para 1948, existiu uma tentativa de eleições, mas estas eleições foram seriamente corrompidas, e este cavalheiro, Syngmyn Rhee é posto no poder. E embora de fato ele se pareca como um homem agravável e bom, Ele foi de fato um desalmado, e ele foi unanimemente considerado um "homem forte". E em ambos os lados disso, isto é, mais uma vez... Isso é uma daquelas situações nas quais... Você não pode de fato dizer que nenhum desses caras eram pessoas boas... Porquê ambos eram... eles fizeram... Muitas coisas horríveis um com o outro, a soldados de ambos os lados, e contra civis inocentes. Mas Syngmyn Rhee sobe ao poder no Sul, e sua, eu penso, sua feição mais atraente para os Americanos é que ele não era comunista. Então você tem esta situação colocada... Comunistas ao Norte, sobre o paralelo 38... Não comunistas ao Sul, sob o mando de Syngmyn Rhee, e apoiado pelos Estados Unidos. A outra coisa que ocorrei foi que os Soviéticos ajudaram a construir militarmente a Coréia do Norte. E os Estados Unidos não se sentiram encorajados de
04:06
fazer uma Coréia do Norte fortemente armada. Então você começa a ter uma diferença de forças militares entre o Norte e o Sul. E oviamente, ambos estes lados... Kim II Sung queria unir a Coréia do Norte sob seu mando... Sob o ordenamento comunista. Syngmyn Rhee queria unir a Coréia sob seu mando autoritário. Então ambos começaram a alocar tropas ao longo da fronteira. E por todo tempo você tinha escaramuças acontecendo em toda a fronteira. E apenas para lhe contextualizar, você provavelmente está dizendo: "Espere! "A Coréia, você sabe, ela é vizinha da China, "O quê está acontecendo por lá? E se você for para a China em 1949, os Comunistas tomaram o poder, e houve a Guerra Civil Chinesa que eclodiu por lá entre os Comunistas liderados por Mao Tsé Tung, e os Nacionalistas, liderados por Chang Kai Shek. Mao Tsé Tung tomou o poder. Ele queria dar apoio aos comunistas da Coréia do Norte, especialmente para alguns destes Comunistas Norte Coreanos que de fato ajudaram a combater ao lado Comunista durante a Guerra Civil Chinesa.
05:10
Então este é um fator importante bem aqui. Mao Tsé Tung está interessando em propagar o Comunismo. Ele não gosta dos Americanos na Coréia do Sul. E ele sente algum tipo de afinidade pelos Comunistas da Coréia do Norte. Então vamos avançar para 25 de junho de 1950. E no Norte, você tem um enorme... Existem muitos... ao Norte... O Exército Norte Coreano... E isso neste momento ainda não era chamado de Coréia do Norte. Ambos se consideravam Coréia... Competindo, eu penso, pelo governo da Coréia... O exército do Norte era desproporcionalmente mais poderoso que o do Sul. E então eles invadiram. Eles viram isso como a chance deles de unificar a penísula. E em essência eles podiam fazer como que uma tempestade através da penísula Coreana. Imediatamente, quando isso ocorreu, As Nações Unidas e especialmente os Estados Unidos... E isso proquê neste momento, a União Soviética estava boicotando o Conselho de Segurança [NT: da ONU], então eles nem puderam fazer o veto. As Nacões Unidas imediatamente começaram a fornecer suporte naval e aéreo aos Norte Coreanos.
06:11
Mas a disparidade era tão grande que os Coreanos do Norte foram capazes de simplesmente ir marchando em frente. E em alguns dias, literalmente em primeiro de julho, os Estados Unidos decidiram mobilizar forças de terra... Porquê eles tinham forças de terra substanciais no Japão, que não é tão longe. Apenas para lhe dar uma perspectiva global, Esta é a penísula Coreana, bem aqui. E este é o Japão. Eu sei que talvez eu pudesse conseguir uma figura maior disso, mas a América tinha forças militares no Japão e eles puderam enviar... e então... e os Americanos enviaram forças... Entraram na batalha bem cedo de uma maneira massiva, mas isso não parou os Norte Coreanos de imediato Então os Coreanos do Norte continuaram avançando... eles foram capazes de ocupara toda a penísula Coreana exceto por este pequeno canto a Leste. Eles começaram a cercar isso. Então bem aqui você tem a cidade de Pussan, que foi chamado de "Perímetro de Pussan"... E isso se encontra no Perímetro de Pussan que você teve um pouco de... Os Estados Unidos e as forças Sul Coreanas combinadas... Foram capazes de segurar os Norte Coreanos,
07:12
e você tem um tipo de momento crítico por vários meses aqui, Mas enquanto este momento de incerteza estava ocorrendo... Os Estados Unidos foram capazes de... E especialmente a ONU, mas principalmente os Estados Unidos... Foram capazes de mobilizar tropas significativas através do Perímetro de Pussan, mas ainda mais, neste momento, os Estados Unidos ou... e as forças da ONU ficara sob o comando de Douglas MacArthur, o General Douglas MacArthur, que é um personagem bastante interessante. Até este momento, ele foi capaz de governar o Japão a ferro e fogo. Ele era um herói de guerra extremamente popular na América. E o à época presidente, Truman, teve um pouco de problemas para controlar MacArthur especialmente durante a Guerra da Coréia. Nos veremos que MacArthur realmente extrapolava suas competências durante o curso desta guerra. E agora neste momento, você tem os Sul Coreanos e os Americanos meio que acuados bem aqui embaixo dentro do Perímetro de Pussan. E parecia mesmo que a Coréia do Norte estava na iminência da vitória, mas os EUA conseguiram mobilizar forças.
08:12
E a Guerra das Coréias de fato apenas começou a se tornar um jogo de War. Eu não sei se você já jogou War, mas sempre que é o turno de alguém, essa pessoa pode espalhar suas forças mas então elas se tornam esparsas. E o outro lado se torna capaz de reconquistar. Nós veremos que daqui em diante na Guerra das Coréias é em essência um recuo e avanço ente os Comunistas do Norte, apoiados pelos Chineses, embora os Chineses não estivessem envolvidos oficialmente na guerra até aquele momento... e então os Americanos no Sul. E a primeira coisa realmente inteligente que MacArthur fez foi quando ele disse, "Olhe, "ao invés de tentar romper as barreiras através das "forças Coreanas que estão bem aqui, "ao invés de tentar lutar abrindo caminho através "de todas as forças Coreanas que estão bem aqui, "por quê nós não atacamos a retaguarda deles? "E por quê nós não usamos nossa marinha "para fazer um ataque anfíbio em Incheon? Então em 15 de setembro, bem, você tem um tipo de encurralamente obem aqui. Os Estados Unidos, fizeram um desembarque anfíbio, então eles enviaram tropas para todos estes locais. Eles fizeram um ataque anfíbio em Incheon que fica perto de Seul. Então, eles desembarcaram bem aqui... eles desembarcaram em Incheon,
09:14
que é aproximadamente bem aqui (eu não estou sendo super acurado). E o que é interessante sobre isso é que como em qualquer batalha, todas as tropas Coreanas, bem aqui, elas tinham linhas de suprimento. Elas precisavam ser alimentadas, supridas, e tropas descansadas vindas daqui, e então quanto mais você se aprofunda no território inimigo, mas espalhadas suas tropas ficam E a estratégia aqui foi, ao invés de combater a partir de aqui, e se nós atacássemos a retaguarda deles e conseguíssemos desembarcar uma força significativa bem aqui, de maneira a imediatamente romper as linhas de suprimento dos Coreanos do Norte? E foi em essência o que os Americanos fizeram, e isso foi bem sucedido. Então, MacArthur pareceu genial bem aqui, e ele pode recapturar Seul; ele também pode capturar a capital Norte Coreana neste momento... Pyongyang... e agora você tem os Americanos marchando para Norte. Então, de repente, os Norte Coreanos é que começaram a recuar, e de repente foram os Americanos e os Sul Coreanos que começaram a avançar, e eles estavam se sentindo muito bem com isso. E por todo o tempo temos Truman tentando manter MacArthur sob controle. E MacArthur está excitado. Ele está ultra confiante. Ele pensa que as tropas
10:15
poderão voltar para casa no Natal. Ele não pensou que a China fosse levar a sério seu apoio aos Norte Coreanos. E ainda mais, em alguns momentos... ele parecia querer entrar em conflito com a China talvez porquê ele quisesse eliminar o Comunismo da China mesmo. Ele se achava... você sabe... Que ele tinha como missão eliminar o Comunismo de toda a Ásia. Então, Truman está dizendo: "limite a guerra! "não atravesse o rio Yalu, e seja cauteloso. "Você não vai... você sabe, não comece a atacar os Chineses "bem aqui, ou eles ficarão furiosos. "Você está os levando a entrar na guerra! MacArthur não levava isso muito a sério. Ele chegou a dizer: "Olhe. Eu tive que começar "a bombardear através do rio Yalu, "então os Chineses não serão capazes de "enviar tropas e suprimentos para ajudar os Norte Coreanos. Então ele está marchando para cima, todo confiante, subindo em direção do rio Yalu. E por todo tempo, os Chineses, sob Mao Tsé Tung, estão enviando um exército bem substancial. Eles conseguiram fazer isso secretamente: eles foram capazes de marchar à noite,
11:15
e eles também tinham os sentinelas e no caso de aviões de reconhecimento serem avistados, todos os soldados Chineses tinham que ficar parados. E se eles não parassem, havia pessoas encarregadas de os fuzilar. Todo mundo queria ficar parado, então ninguém realmente podia vê-los de cima. Então, isso foi uma espécie de mobilização secreta de tropas através do rio Yalu, e por todo o tempo, MacArthur está apenas ultra... Ultra confiantesobre o que está acontecendo bem aqui. Mas então vamos avançar para o final de outubro... os Americanos acreditam que eles estão na iminência de vencer a Guerra das Coréias, e então de repente você tem os Chineses atravessando o rio Yalu. Os americanos nem mesmo sabiam que os Chineses tinham enormes forças prontas para atravessar. E agora você tem... Mais uma vez, isso é como o jogo de War... Agorva você tem os Chineses atravessando... Eles pegaram os Americanos de surpresa, eles se atracaram por algumas vezes. Os Americanos não estavam certos se os Chineses estavam levando a sério e eles continuaram a reenfurecê-los, mas então isso se tornou claro: sim, os Chineses estão levando a sério. Em suma, os Chineses puderam empurrar de volta os Americanos e os Sul Coreanos por todo o seu caminho de volta, então eles puderam recapturar Seul. Mas uma vez mais, como em qualquer jogo de War,
12:15
agora são os Chineses que estão espalhados... Os Americanos e os Sul Coreanos e tdoas as forças das Nações Unidas (embora as forças das Nações Unidas fossem predominantemente os Americanos) foram capazes de reagrupar e então, em março, Seul mudou de mão por quatro vezes. Então, em março, eles puderam recapturar Seul novamente. E neste momento, MacArthur... ultra confiante... está dizendo aos Chineses: "Vocês estão em suma, perdidos. E ele este mesmo tentando conseguir permissão para usar armas nucleares contra os Chineses. Em algum momento, ele pensou mesmo que ele precisasse pedir permissão para Truman para parar. Parece que ele estava ansioso para empurrar os Chineses ainda mais para trás, mesmo onde eles o supreenderam em seu primeiro avanço. Então, Truman ficou farto de seu garoto aventureiro, quem, você sabe, pensou que poderia comandar o fogo, e usar armas nucleares, tipo ao seu bel prazer... Então Truman finalmente destitui MacArthur em abril de 1951. E neste momento, você começa a ter um um impasse perto do paralelo 38...
13:20
Então... você começa a ter um impasse... Nesta fronteira bem aqui. E ambos os lados pensam que o fim da guerra era iminente: "OK, nós retornaremos onde ambos começamos. "Ambos podemos parar por aqui. Mas infelizmente as negociações levaram mais de dois anos, e houveram muitos avanços e retrocessos... No quê fazer com os prisioneiros de guerra, e em todo o restante. Mas, finalmente isso leva dois anos, e então em 27 de julho de 1953 você tem o armistício assinado entre as duas partes. E eu quero deixar claro. Um acordo de armistício não é um tratado de paz! Ele não está dizendo que ambos concordam Que esta seja a frontera de seus dois novos países... E que agora eles viverão em paz um com o outro. Um armistício significa simplesmente que eles irão cessar fogo. Ele não é um fim formal à guerra. E então, em teoria, as Coréias do Norte e do Sul, até os dias de hoje, estão em estado de guerra. E você sabe, até o momento, e estou gravando este vídeo em 2011... Talvez em mais alguns anos, no futuro, eles não estarão oficialmente mais em estado de guerra [NT: em 2012 isso ainda não ocorreu]. Mas eles estão em um estado de guerra oficial, sob um armistício. Eles apenas concordaram em cessar fogo.
14:22
Então, de toda maneira, você têve esta batalha extremamente sangrenta, com todas essas atrocidades acontecendo, em ambos os lados... Syngmyn Rhee, ele foi... da primeira vez na gual as tropas Norte Coreanas estavam avançando pela Coréia do Sul, ele em suma, em antecipação... ele foi responsável por prender muitas pessoas que eram suspeitas de serem Comunistas. E quando eu falo de "pessoas", eu estou falando algumas vezes de famílias inteiras. E enquando ele estava recuando, ele em suma, permitiu o massacre de um número enorme de pessoas que eram apenas suspeitas de serem Comunistas. E estes não eram soldados... eram mulheres, crianças... às vezes famílias inteiras. Então, ele é culpado por isso. E Kim II Sung também é culpado... Quando os soldados Norte Coreanos infiltraram na Seul Sul Coreana... Eles cometeram atrocidades, matando civis inocentes, matando todos os intelectuais que pode identificar. Em amos os lados, esta foi uma guerra realmente horrível. E para ter noção do que aconteceu, a Coréia não é um país grande. Mas você tem, nas Coréias, de mortes civis:
15:22
1,5 a 3 milhões de mortes de civis, e o consenso é mais para 2 milhões. E isso lhe diz como essa guerra foi horrível... Você não pode mesmo estimar quantas pessoas morreram, com margens de erro de 500.000 pessoas! Você simplesmente não sabe o que ocorreu... 2 milhões de pessoas morreram em um país que não é muito grande. Você tem 30... Em ambas... Você tem aproximadamente 40.000 baixas Americanas. China... Chinal perder na ordem de (dependendo de quem estimou) em torno de 400.000 soldados. Digo, as estimativas são todas incertas... A Coréia do Norte perdeu mais ou menos este número de soldados também. E a Coréia do Sul perdeu, você sabe, centenas de milhares de soldados. Então esta foi uma batalha extremamente sangrenta... Esta batalha extremamente sangrenta, eu poderia dizer... Que acabou terminando com um resultado que não foi assim tão diferente de quando ela começou.

DOWNLOAD SUBTITLES: